ESCOLAS MUNICIPAIS SUPERAM A META DO IDEB PARA 2018

Com a nota, as escolas municipais superaram a meta para o ano de 2017

Por Luis Carlos Henrique

ESCOLAS MUNICIPAIS SUPERAM A META DO IDEB PARA 2018

O Ministério da Educação anunciou, no mês de agosto, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB de toda as unidades de educação do Brasil, incluindo as 03 (três) Escolas Municipais de Araputanga. Com a nota, as escolas municipais superaram a meta para o ano de 2017, obtendo uma nota comparável aquelas obtidas por escolas do Sul e Sudeste do Brasil.

“Nos últimos 20 meses realizamos diferentes ações para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos e, hoje, com a nota do IDEB, vimos que os investimentos foram bem-sucedidos. Agora queremos investir ainda mais em valorização profissional, melhoria da infraestrutura de nossas escolas e na qualidade de vida de nossos alunos”, frisou Lindinalva Andrade, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Araputanga.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ao longo dos últimos 1 ano e 8 meses, realizou diferentes ações objetivando melhorar o processo de ensino-aprendizado dos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Foram investidos na infraestrutura da escola, sendo construídas duas salas de aula do Centro de Educação Infantil “Pingo de Gente”, reforma do forro e instalação de ar-condicionado na extensão da Escola Municipal Evaristo Costa, na comunidade de Cachoerinha e, instalação de quadro-branco em unidades de ensino.

Para o fortalecimento do ensino, foram adquiridos livros de literatura infantil, materiais lúdicos como: pula-pulas, mesas de “ping-pong”, diversos brinquedos pedagógicos e, a revitalização da biblioteca municipal.

O apoio aos Programas: A União Faz a Vida, Alfabetização na Idade Certa, Mais Alfabetização, Jovens Empreendedores Primeiros Passos e, a promoção de salas de estudos, reuniões e seminários foi um importante instrumento de valorização e formação continuada do corpo docente das Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil.

“Esse resultado muito nos alegra, demonstra que estamos no caminho certo e nos motiva a buscar novas parcerias, programas e projetos capazes de dar ainda mais suporte pedagógico e estrutural a nossas escolas e centros de educação infantil, promovendo assim uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos”, afirmou Joel Marins de Carvalho, Prefeito Municipal de Araputanga.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB

Rede Municipal de Ensino de Araputanga - MT